segunda-feira, maio 29

Populismo educativo

O ME descobriu mais um "truque" para acabar com o insucesso escolar: por os pais a avaliar os professores. Sabe-se (só o ME parece não sabê-lo) que, com poucas e honrosas excepções, a maior parte dos pais se está nas tintas para a vida escolar dos filhos, que raros comparecem às reuniões para que a escola e os directores de turma os convocam ou acompanham com regularidade o quotidiano escolar dos que deveriam ser, mais do que da escola, "seus" educandos.
Mas serão os encarregados de educação quem irá classificar o trabalho dos professores, tornando-se de repente, por obra e graça ministerial, em "experts" em pedagogia, em física, em química, em inglês, em história... O resultado adivinha-se: o sistema de ensino tornar-se-á num concurso de popularidade, e melhor será os professores exigentes passarem a distribuir 20 a torto e a direito ou nunca mais progredirão na carreira...

Artigo publicado no JN de hoje por Manuel António Pina.
(Assino por baixo)

sexta-feira, maio 26

Citação do dia

"A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado."

Malraux, André

Bom fim-de-semana, gente:)

quarta-feira, maio 24

Poema sobre a recusa

Como é possível perder-te
sem nunca te ter achado
nem na polpa dos meus dedos
se ter formado o afago
sem termos sido a cidade
nem termos rasgado pedras
sem descobrirmos a cor
nem o interior da erva.

Como é possível perder-te
sem nunca te ter achado
minha raiva de ternura
meu ódio de conhecer-te
minha alegria profunda

M.Teresa Horta

segunda-feira, maio 22

Nem sempre isto é lembrado:(

Tempo dedicado pela família é essencial para o desenvolvimento equilibrado dos mais novos.

A azáfama do dia-a-dia nem sempre permite à generalidade dos pais viver tempo com qualidade junto dos filhos e este é um tipo de abandono, o de dizer sempre "agora não, que não tenho tempo".
Claro que muito mais grave é o abandono de verdade e os maus tratos; mas as crianças necessitam também de sentir que os pais lhes dão carinho, atenção, participam nas suas brincadeiras. Isto é essencial para o seu desenvolvimento harmonioso .
Quantos pais "compensam" a falta de tempo satisfazendo todos os caprichos dos seus rebentos?
Apaziguam assim a consciência???

sexta-feira, maio 19

BE contra exclusão das mulheres sós

A deputada do BE, Ana Drago, lamentou que a poucos dias do Parlamento aprovar uma lei sobre procriação medicamente assistida (PMA), não se tenha chegado a acordo sobre a "necessidade" de incluir as mulheres sós nos beneficiários dos tratamentos de infertilidade. A bloquista acusou o PS de "negar essa possibilidade às mulheres em nome de uma ideologia que só atribui legitimidade às famílias tradicionais".
Para a deputada trata-se "de uma modernidade adiada" que traria benefício a muitas situações de doença e de carência de tratamento médico que não estão enquadradas na figura familiar.

Penso que seria vantajoso que esta medida fosse extensível a todos, mas pode ser que embora lentamente se percorra esse caminho.

Bom fim-de-semana, gente:)

quarta-feira, maio 17

Afinal o mal é geral...

Ministro ignorante

A vida política francesa agita-se cada vez mais com a aproximação das eleições presidenciais. Philippe Douste-Blazy, ministro dos Negócios estrangeiros, teve direito a um perfil assassino no diário 'Le Monde'. Ali se conta que o senhor, além de ser ignorante, não fala nenhuma língua estrangeira; já confundiu Taiwan com Tailândia; quis deslocar-se à Martinica por causa de um desastre de aviação, esquecendo-se que a Martinica pertence à França; imitou a voz de um dirigente político para se impingir como candidato a um cargo... A sua ignorância será tão enciclopédica que os assessores nunca o deixam só. E quando não podem estar presentes, adiam os encontros com estadistas estrangeiros, como aconteceu a uma perplexa Condoleezza Rice.

Notícias Sábado

Parece anedota e, de facto, cada vez mais os políticos são uma anedota!

segunda-feira, maio 15

Riqueza franciscana

O grupo de graffiti de Setúbal ainda está espantado. Foi contactado para pintar um dos muros da comunidade franciscana da cidade. O convite partiu da Câmara Municipal, que já promoveu iniciativas semelhantes. Frei Miguel de Castro Loureiro, guardião da Fraternidade de Nossa Senhora dos Anjos, também ficou admirado 'com a receptividade deles(artistas)' Aos pintores - que já realizaram a obra - foram dados dois temas franciscanos, 'Carta a todos os fiéis' e ' Cântico das Criaturas'.
A simplicidade sempre se aproximou da inteligência: "A minha função, enquanto sacerdote e enquanto franciscano, é chegar também ao povo de Deus que não vem à Igreja", sublinha frei Miguel.

Excerto publicado em' Notícias Sábado'

sexta-feira, maio 12

Será?

"Cada um de nós é uma lua e tem um lado escuro que nunca mostra a ninguém."

Mark Twain

Bom fim-de-semana, gente:)

quarta-feira, maio 10

Nem tudo é mau...

A organização ambientalista Greenpeace elogiou - em conferência de imprensa a bordo do navio Esperanza, fundeado no porto da Horta - a política de preservação da vida marinha do Governo Regional dos Açores: "O Governo açoreano proibiu as redes de arrasto nos mares da região e em boa hora o fez", afirmou Richard Page. Para o responsável da Greenpeace, este é um dos métodos de captura mais devastadores que existem". Chamou ainda a atenção para o facto de o arquipélago ter passado, em poucos anos, de uma região que se dedicava à caça da baleia para um dos pontos do mundo mais procurados para o 'whale watching' (observação de cetáceos).

Notícia especialmente dedicada ao Aquiles:)

segunda-feira, maio 8

Citação do dia

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

Martin Luther King

sexta-feira, maio 5

Desperta

Desperta-me
de noite
o teu desejo
na vaga dos teus dedos
com que vergas
o sono em que me deito

é rede a tua língua
em sua teia
é vício as palavras
com que falas

a trégua
a entrega
o disfarce

e lembras os meus ombros
docemente
na dobra do lençol que desfazes

despertas-me de noite
com o teu corpo
tiras-me do sono
onde resvalo

e eu pouco a pouco
vou repelindo a noite
e tu dentro de mim
vais descobrindo vales

Maria Teresa Horta

Tenham todos um bom fim-de-semana e façam o favor de serem felizes:)

quinta-feira, maio 4

Acho genial.

"A saudade não é um remoque acusador, mas um abraço de boas-vindas antecipado."

Júlio Machado Vaz, O Tempo dos Espelhos

quarta-feira, maio 3

Não interrompa:)

O Tribunal Supremo da Suécia tomou uma decisão inédita: as televisões nacionais ficam impedidas de interromper os filmes para inserir publicidade. Embora nenhum artigo da lei da Rádio e da Televisão proíba os intervalos publicitários, a partir de agora ficam condicionados à autorização expressa do realizador ou do produtor. A decisão foi tomada depois de uma queixa apresentada por um realizador.
E se por cá se tomasse a mesma decisão? Não seria uma óptima ideia?
Não há nada de mais aborrecido do que estar a ver um bom filme e ser-se constantemente interrompido por doses infindáveis de publicidade, repetida até à exaustão.