segunda-feira, janeiro 30

Escolhas

"Escolher a solidão é uma fraqueza (...)
Os fortes são aqueles que entendem os seus limites, e mesmo assim, seguem adiante"

Paulo Coelho

sexta-feira, janeiro 27

Ora nem mais.:)

"Saber ler é acender uma luz no espírito."

Buck, Pearl

Boas leituras e bom fim-de-semana.:)

quarta-feira, janeiro 25

Refrigerantes fora da escola

A França já tinha adoptado a medida e agora os EUA também a tomaram: as escolas públicas estão proibidas de ter máquinas automáticas de venda de refrigerantes.
A norma é apenas uma das inúmeras que fazem parte dos programas de combate à obesidade infantil e juvenil que os dois países já têm em curso. Uma boa ideia para ser copiada pelos Ministérios da Saúde e da Educação do nosso país, pois por aqui a epidemia da obesidade em crianças e jovens também já se faz sentir. Com a agravante de que as máquinas de bebidas açucaradas, chocolates e batatas fritas se encontram quase sempre na passagem para os refeitórios dos estabelecimentos de ensino.

Penso que esta seria uma medida que deveria ser adoptada com urgência pelas escolas portuguesas, pois cada vez se encontram mais alunos obesos devido aos péssimos hábitos alimentares, que assim parecem incentivados pelos estabelecimentos de ensino.

segunda-feira, janeiro 23

Mulheres ao leme

Mulheres à frente dos destinos da Libéria, da Alemanha e do Chile são novidades recentes.
Em Portugal, Ana Magina, 24 anos, arrebatou o primeiro lugar de entre todos os alunos da Escola de Sargentos do Exército em Novembro passado. E agora Mafalda Almeida: aos 23 anos, licenciada em Ciências Militares, é a comandante do Destacamento Territorial de Pombal da GNR. Chefia 150 homens. É de mulher!

Felizmente as coisas vão mudando...

sexta-feira, janeiro 20

Reflexão...antecipada:)))

Independentemente da genética, das possibilidades reais, da idade, estamos sempre frustrados porque já não somos louros, morenos, magros, altos, atléticos, já não temos a pele lisa, os olhos sedutores.
Por que razão aceitamos e cultivamos a ideia patética de que só a juventude é boa e bela, com direito de ousar, de renovar, de amar?
Boa parte dos nossos sofrimentos (falo dos dispensáveis) vêm do facto de sermos tão infantis. Nunca sossegamos, nunca nos contentamos, nunca nos aceitamos.
Parar para reflectir nem pensar: seria demasiado doloroso.
Mesmo na sexualidade, apesar do alarde, da libertação e da incrível multiplicação de informações, continuamos muito primários.
Acabamos por nos submeter à obrigação de ser sexualmente fantásticos ( quase sempre mentira e embuste por insegurança), mas como seres humanos possivelmente seremos precários. Se os media me oferecem a possibilidade de ser feliz na cama - ou fora dela - em dez lições a preço módico, talvez fosse bom analisar e concluir que se trata de um engodo, que a felicidade amorosa não vem do desempenho, mas da ternura que aprimora e intensifica o desempenho.
Precisamos de aprender a lutar contra os modelos absurdos, a descobrir quem somos, do que gostamos e de como gostamos de ser e isso não vem nas revistas, na televisão nem nos palpites dos amigos: é íntimo, pessoal e intransmissível.

Lya Luft, Perdas e Ganhos

Bom fim-de-semana.:)

quarta-feira, janeiro 18

A vida

E a vida não é existir sem mais nada
A vida não é dia sim dia não
É feita em cada entrega alucinada
Pra receber daquilo que aumenta o coração

Mafalda Veiga, Restolho

Ouvir hoje esta canção fez-me pensar. E quando fazemos pausas na vida, seja porque motivo for? Na contagem final não iremos lamentar os dias que não vivemos?
Nem sempre nos lembramos disso...

segunda-feira, janeiro 16

Exemplo a seguir

O governo da Irlanda inseriu no orçamento de Estado para 2006 um forte reforço dos programas dirigidos ao bem-estar das crianças. De país atrasado, pobre e retrógrado, a Irlanda passou a um dos exemplos mais interessantes de uma Europa tendencialmente deprimida, tristonha e pessimista. A bem dizer, não é novidade: os povos conseguem as coisas quando as desejam e têm ganas de as fazer.

Qualquer semelhança com o que se passa aqui em Portugal será pura coincidência!:)

sexta-feira, janeiro 13

Coragem

"A única coragem é falarmos na primeira pessoa."

Adamov,Arthur

A única não será, mas penso que é importante.
Pessoalmente lamento não ser, por vezes, mais corajosa.

Bom fim de semana.:)

quarta-feira, janeiro 11

Será que é mesmo?

"Quem tem coragem para enfrentar os perigos, vence-os antes que eles o ameacem."

Siro, Púbio

segunda-feira, janeiro 9

Uma boa máxima de vida

"Não chores porque já terminou, sorri porque aconteceu."

Gabriel Garcia Marquez

sexta-feira, janeiro 6

E se pensássemos nisto?:)

"Fora das paredes domésticas, a nossa inserção numa cultura tem uma força inaudita. No entanto, muito do que nos legaram pode voltar a ser programado: somos fruto mas não escravos, o olhar primordial que nos saudou não é necessariamente uma sentença de morte. Podemos fazer os nossos acréscimos, escrever uma "errata" sobre o texto daquele prefácio de nós.
Mas quem nos dará sugestões, quem nos pode ajudar - se somos também preformados, prefabricados e condicionados? Quem vai desenredar esses fios, onde começamos nós e termina a influência de tantos?
Por isso somos curiosos, inquietos, naturalmente insatisfeitos. Não condenados: somos livres para tomar muitas decisões. A partir de quando fui capaz de ter algum discernimento, o que fiz para continuar a ser - a melhorar - isto que agora sou? Como me fui tornando um indivíduo que cultiva a liberdade mas também o respeito e a ternura pelo outro?"

Lya Luft, Perdas e Ganhos

Bom fim de semana!

quarta-feira, janeiro 4

Vistos em troca de sexo

Segundo o jornal "The Sun", oficiais britânicos de um dos maiores centros de imigração do país oferecem vistos de permanência no Reino Unido em troca de "favores sexuais".
Nas páginas do jornal é dito que "as mulheres brasileiras são as que recebem melhor tratamento" e que as mais bonitas são sempre atendidas em primeiro lugar"; acrescenta o jornal que "muitas têm os contactos dos agentes e dormem com eles em troca de um prolongamento do prazo das autorizações de permanência".
O assunto está agora sob investigação.
E assim vai o mundo em que vivemos.:(

segunda-feira, janeiro 2

Viver...

... sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.

Descartes

Não sei porquê:) lembrei-me da "Pedra Filosofal" cantada por Manuel Freire...