terça-feira, fevereiro 27

Citação do dia

"Não se descobrem novos oceanos se não se tiver coragem de perder a terra de vista."

André Gide

sábado, fevereiro 24

Citação do dia

"É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras."

Gandhi

quarta-feira, fevereiro 21

Dá que pensar...

"Ou a Humanidade é sujeito do futuro e da responsabilidade pela vida em geral ou não haverá futuro para ninguém. Se não formos solidários com os países pobres por ética e humanidade, sejamo-lo por um egoísmo esclarecido."

Anselmo Borges, Diário de Notícias

sexta-feira, fevereiro 16

A hora do cansaço

As coisas que amamos,
as pessoas que amamos
são eternas até certo ponto.
Duram o infinito variável
no limite do nosso poder
de respirar a eternidade.

Pensá-las é pensar que não acabam nunca,
dar-lhes moldura de granito.
De outra matéria se tornam, absoluta,
numa outra ( maior) realidade.

Começam a esmaecer quando nos cansamos,
e todos nós cansamos, por um outro itinerário,
de aspirar a resina do eterno.
Já não pretendemos que sejam imperecíveis.
Restituimos cada ser e coisa à condição precária,
rebaixamos o amor ao estado de utilidade.

Do sonho de eterno fica esse gosto ocre
na boca ou na mente, sei lá, talvez no ar.

Carlos Drummond de Andrade

O amor é eterno enquanto dura, não é minha gente?:)

quinta-feira, fevereiro 15

Reciclagem de pilhas - Portugueses aderem em força

Os números mais recentes da Ecopilhas, entidade responsável pela gestão da recolha, triagem e reciclagem das pilhas e acumuladores usados, indicam que os portugueses são cada vez mais "amigos" do ambiente e preocupam-se com o desenvolvimento sustentável do país.
Noa últimos três anos, esta empresa recolheu e enviou para reciclagem mais de 41 milhões de unidades desses resíduos. Segundo a Ecopilhas, as entidades que mais contribuem para esta conquista são "as Associações de municípios, os sistemas multimunicipais, os hiper e supermercados".
Portugal é o sexto classificado na União Europeia.

Para que não digam que tudo é mau neste País...:)

segunda-feira, fevereiro 12

Fumo do esquecimento

A investigadora portuguesa Hanna Damásio escreveu um artigo na revista 'Science' em que descreve as investigações baseadas no caso de um homem que fumava dois maços de cigarros por dia e deixou de o fazer porque sofreu um acidente vascular cerebral. Em consequência do AVC, o paciente ficou com uma lesão numa pequena estrutura cerebral, no interior do córtex, chamada ínsula, que desempenha um papel-chave nas emoções, como mostrou o neurocientista António Damásio na década de 90. "O meu corpo esqueceu-se da necessidade de fumar", declarou o doente.
Hanna Damásio estabelece - pela primeira vez na história das neurociências - uma relação directa entre uma estrutura cerebral específica e um comportamento aditivo.

Estará aqui a solução para quem quer deixar de fumar?:)))

terça-feira, fevereiro 6

O valor da vida.

A propósito de toda a polémica que nos tem envolvido nestes últimos tempos relativamente ao referendo sobre a IVG li um artigo de Isabel Leal no NM que traduz em grande medida o que penso sobre este assunto.
Aqui ficam alguns excertos.

"Calculo que a maioria das pessoas nunca tenha visto um embrião de nenhuma espécie e não consigo, pessoalmente, entender como é que se aplica, ou pode aplicar, os mesmos critérios para um embrião e uma pessoa.
Como é público e notório, a última bandeira dos que defendem que as mulheres deixam de ter direitos sobre o seu próprio corpo no exacto momento em que engravidam, passando a ser corpos socializados, públicos, sujeitos a legislações especiais e a sanções criminais, é o tal de um direito à vida. No caso, o direito à vida dos embriões.
(....)
Pensar-se-ia que a defesa do direito à vida se centraria nos muitos humanos existentes que vivem sem direitos nenhuns. Que existem, sem chegarem a ser, porque sem comida, sem cuidados básicos, sem acesso à mais elementar instrução, se mantêm num limbo de indiferenciação, diferente daquele que costumamos considerar como humano.
Pensar-se-ia que que se defende a vida como direito para todos aqueles que, diariamente, são lançados para guerras que não percebem, são condenadoa à morte precoce como pena mas, também, todos os outros que por viverem em condições descritas como sub-humanas vão sofrendo a vida até a morte chegar.
Mas não, o problema é mesmo com os embriões."

sexta-feira, fevereiro 2

Poesia matemática

Quem 60 ao teu lado
e 70 por ti
certamente rezará 1/3
para arranjar 1/2
de te levar para 1/4
e ter coragem de te dizer:
20 comer.

Poesia é só poesia. Nada de interpretações malévolas!!!!!