segunda-feira, fevereiro 12

Fumo do esquecimento

A investigadora portuguesa Hanna Damásio escreveu um artigo na revista 'Science' em que descreve as investigações baseadas no caso de um homem que fumava dois maços de cigarros por dia e deixou de o fazer porque sofreu um acidente vascular cerebral. Em consequência do AVC, o paciente ficou com uma lesão numa pequena estrutura cerebral, no interior do córtex, chamada ínsula, que desempenha um papel-chave nas emoções, como mostrou o neurocientista António Damásio na década de 90. "O meu corpo esqueceu-se da necessidade de fumar", declarou o doente.
Hanna Damásio estabelece - pela primeira vez na história das neurociências - uma relação directa entre uma estrutura cerebral específica e um comportamento aditivo.

Estará aqui a solução para quem quer deixar de fumar?:)))

9 Comments:

Blogger wind said...

ai, não sei não:)))
beijos

3:00 da manhã  
Blogger andorinha said...

Wind,
Concordo contigo.Seria melhor morrer da doença ou da cura?:))))
Ainda bem que não fumo....
Beijos.

6:34 da tarde  
Blogger Rosa said...

Eu acho que basta uma boa pancada seca na nuca! :)
Beijinhos na asa!

12:41 da tarde  
Blogger CêTê said...

Eu quando li o artigo até pensei que estavas a pedi-la (uma lesãozita);)))))))
Nada que não se pudesse arranjar!

Fora de brincadeiras... interessante, não é? Permite-nos aceitar melhor algumas dependências.;)

Tu é pelo milho?lol


bjnhs

7:33 da tarde  
Blogger andorinha said...

Rosa,
Tu e as pancadas....
Panca tens tu:))))
Beijinhos

Cêtê,
Se fosse uma lesãozita pequena que me permitisse descansar, nem me importava nada:)))))

Achei o artigo interessante, sim, descobrem-se sempre coisas novas nesta área.

Eu sou mais pelas sementes de girassol:)
Beijinhos.

10:54 da tarde  
Blogger [Ariana Aragão] said...

Eu voto a favor.

E se estiverem a fumar ao meu lado, enquanto tomo o meu chá, até eu executo a monobra.

12:13 da tarde  
Blogger andorinha said...

ariana,
Ainda és mais radical do que eu:)))

6:40 da tarde  
Blogger Su said...

minha amiga....a apartir de hoje vou tentar bater de varias formas com a cabeça na parede.....
......apesar de achar que vou ficar simplesmeente com traumatismos craneaneos e com mais dores de cabeça.............enfim...tentarei...................esquecer.......

jocas maradas

8:19 da tarde  
Blogger andorinha said...

Su,
Loooooooooooool
Não faças nada disso, miúda:)
Cuida-te.
jocas maradas

10:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home