sexta-feira, fevereiro 17

Filosofemos...

"Do que você precisa, acima de tudo, é de não se lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos; se eles forem meus, não são seus.
Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura, já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardam no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de não se conformarem."

7 Cartas a um Jovem Filósofo, Agostinho da Silva

Bom fim-de-semana a todos.:)

11 Comments:

Blogger wind said...

Já conhecia bem e de facto ele era um genial sábio:) beijos

9:35 da tarde  
Blogger Pamina said...

Deveria ser a filosofia de todos os professores com P grande.
Bom fds e beijinhos.

10:03 da tarde  
Blogger 919 said...

Este Homem é GRANDE... "É" e não "era".

10:39 da tarde  
Blogger andorinha said...

Wind,
Ers e é, como diz a Lélé.:)
Beijos

Pamina,
Tens toda a razão.
Beijinhos e bom fds.

Lélé,
Exactamente, É GRANDE!
Os grandes vultos não morrem...

5:11 da tarde  
Blogger Su said...

amei ler
jocas maradas

6:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OLá Andorinha
Foi bom recordar uma leitura boa de outros tempos. Obrigada.
Abraços e sorrisos
Ana Afonso

3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas está tudo a conformar-se. Ou será a demitir-se? Ou ainda a acobardar-se?
Será preciso passar algumas gerações?

3:25 da tarde  
Blogger andorinha said...

Su
Ainda bem...
jocas maradas.

Ana afonso,
É sempre bom ler e recordar os grandes vultos.
Beijinhos.:)

O sical,
Temos que continuar a remar contra a maré, não nos resta outra hipótese. Não podemos desistir...

7:11 da tarde  
Blogger Anna^ said...

Infelizmente ,acho q o conformismo é uma das caracteristicas do povo português...o deixa andar...deixa que o outros pensem ou façam!

bjokas e uma boa semana ":o)

10:56 da tarde  
Blogger andorinha said...

Anna^,
Concordo contigo - somos demasiado conformistas.:(
Beijinhos e boa semana.:)

6:39 da tarde  
Blogger Mitsou said...

O problema está, muitas vezes, em conformarmo-nos com as nossas próprias ideias. Será, talvez, um reflexo do que fazemos perante as dos outros.

Um beijinho, amiga, e bom fim-de-semana

1:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home