segunda-feira, junho 30

Pessimista de serviço me confesso

Por maior que seja a vontade de apagar o pessimismo, não passa um dia em que os políticos o consintam. Uma vez mais, coube à Ministra da Educação, ou à estrutura do Ministério que vai ajudando às nossas dores de cabeça, o não muito agradável ensejo de multiplicar essas horríveis cefaleias. De facto,quem logrou tomar conhecimento dos conteúdos das chamadas provas de aferição já tinha ficado assustado. Mas quem agora soube os resultados ( e viu o entusiasmo nem sequer envergonhado da ministra) tirou todas as dúvidas: este leviano caminho de facilidade que ninguém trava vai confirmar-nos, e em poucos anos, como um povo de irremediáveis analfabetos. Provavelmente, com estatísticas brilhantes, haverá títulos de doutores em abundância, o deleite dos políticos não conhecerá limites - mas os hadem e os obteu do passado vão multiplicar-se sem parança.
Aos que assim pensam, preocupados com as gerações futuras e com as suas incapacidades, chama a ministra, pessimistas de serviço. (...)
Claro que os meninos ficaram encantados. Os professores assobiaram para o ar para não parecer mal. E lá no Ministério rejubilaram com os 90% de falaciosos resultados. Como se isso fosse possível!

António Freitas Cruz in JN

Confesso-me mais uma pessimista de serviço. E, por vezes, quase que me sinto conivente com este estado de coisas por muito que me manifeste contra.
Vou também ser responsável pela (des)educação de toda uma geração de miúdos que mereciam muito mais.
Lamento, por eles, por mim e por outros como eu.

sábado, junho 21

Concordam?

Só se é fecundo pelo preço de se ser rico em contradições; só se permanece jovem na condição de que a alma não se relaxe, não deseje a paz...

Nietzsche, Crepúsculo dos Ídolos

segunda-feira, junho 9

Aos que passam pela nossa vida

Cada um que passa em nossa vida passa sozinho ...
Porque cada pessoa é única para nós,
e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho,
mas não vai só ...
Levam um pouco de nós mesmos
e nos deixam um pouco de si mesmos.
Há os que levam muito,
mas há os que que não levam nada.
Há os que deixam muito,
mas não há os que não deixam nada.
Esta é a mais bela realidade da vida ...
A prova tremenda de que cada um é importante
e que ninguém se aproxima do outro por acaso ...'

Saint Exupery