segunda-feira, junho 30

Pessimista de serviço me confesso

Por maior que seja a vontade de apagar o pessimismo, não passa um dia em que os políticos o consintam. Uma vez mais, coube à Ministra da Educação, ou à estrutura do Ministério que vai ajudando às nossas dores de cabeça, o não muito agradável ensejo de multiplicar essas horríveis cefaleias. De facto,quem logrou tomar conhecimento dos conteúdos das chamadas provas de aferição já tinha ficado assustado. Mas quem agora soube os resultados ( e viu o entusiasmo nem sequer envergonhado da ministra) tirou todas as dúvidas: este leviano caminho de facilidade que ninguém trava vai confirmar-nos, e em poucos anos, como um povo de irremediáveis analfabetos. Provavelmente, com estatísticas brilhantes, haverá títulos de doutores em abundância, o deleite dos políticos não conhecerá limites - mas os hadem e os obteu do passado vão multiplicar-se sem parança.
Aos que assim pensam, preocupados com as gerações futuras e com as suas incapacidades, chama a ministra, pessimistas de serviço. (...)
Claro que os meninos ficaram encantados. Os professores assobiaram para o ar para não parecer mal. E lá no Ministério rejubilaram com os 90% de falaciosos resultados. Como se isso fosse possível!

António Freitas Cruz in JN

Confesso-me mais uma pessimista de serviço. E, por vezes, quase que me sinto conivente com este estado de coisas por muito que me manifeste contra.
Vou também ser responsável pela (des)educação de toda uma geração de miúdos que mereciam muito mais.
Lamento, por eles, por mim e por outros como eu.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nesse caso, considerem-me mais uma pessimista de serviço.
Tive a sorte de andar num bom colégio e de ter uma educação exigente, e sei a importância que isso tem.

Parabéns a todos os pessimistas de serviço que se esforçam por manter alguma dignidade no sistema educativo português, e muito especialmente à dona deste blog, de quem eu gostaria de ter sido aluna.

Beijinho *

5:13 da tarde  
Blogger Conceição said...

se n mereço resposta na responda.

8:39 da tarde  
Blogger Ana Beatriz Frusca said...

EM COMPENSAÇÃO GANHASTE 3 RESPOSTAS E DOIS POEMAS:
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
Mário Quintana

PS; Mais tarde passo aqui pra ler este texto. Estou escrevendo um poemeto pra amanhã.
Bjin e desculpe por essa cabeça tonta!

10:10 da tarde  
Blogger andorinha said...

Aquiles,
:)
Eu sabia, somos companheiros de pessimismo...

Raquel,
Junta-te ao grupo.:)
Pessimistas ao poder!
Agora foste tu que me fizeste ficar com a lagrimita ao canto do olho.
Há palavras que nos caem tão bem na alma...


Bigada:)

Beijnho*, miúda desmiolada, mas querida:))))

Conceição,
Não gosto de pessoas preconceituosas, é só.
Falei para a Mortisa e não para ti...

Bia,
Este poema de Mário Quintana é simplesmente L-I-N-D-O!

Podes-te esquecer mais vezes de me responder, que quem lucra sou eu:)

Beijinho*

10:54 da tarde  
Blogger Ruela said...

segui o voo até aqui e aqui agradeço os comentários no NA,
obrigado ;)

(estou a ver que o preconceito
gosta de espezinhar por todo o lado,
está a fazer um grande papel na sociedade sem dúvida.)


Vamos ao que interessa ;)
sim futuramente haverão títulos com fartura, mas, e as colocações para os mesmos...quantos e quantos licenciados trabalham em empregos que bastava terem o ciclo ou o básico.


bjs.

11:03 da tarde  
Blogger andorinha said...

Ruela,

Bem-vindo, homem!:)
Os comentários que faço não tens que agradecer. Apenas digo o que penso e sinto.
E admiro imenso o teu trabalho, como já tenho dito, é ARTE pura o que fazes.

Já tenho voado até ao Neo Artes embora nunca tenha comentado. Fico a contemplar, extasiada.

Quanto ao post, pois...estamos a formar licenciados para o desemprego ou emprego precário.
E com todo o facilitismo que vai alastrando nos diversos graus de ensino estamos a formar licenciados cada vez mais ignorantes.

Volta sempre que queiras, a porta está sempre aberta para os amigos.

Beijinhos

12:41 da manhã  
Blogger Anabela.R said...

Andorinha voa por estas bandas:

http://dei-s1.dei.uminho.pt/pessoas/ribeiro/

12:45 da manhã  
Blogger Anabela.R said...

E por aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Botelho_Ribeiro

12:47 da manhã  
Blogger Anabela.R said...

:) :)

http://comunicaradireito.esta.weblog.com.pt/arquivo/2005/12/botelho_ribeiro.html

12:48 da manhã  
Blogger Ana Beatriz Frusca said...

Hoje eu não estou no meu dia de falar a sério, portanto, comunico-vos que acabo de mudar para Portugal(vide meu perfil), e que serei a Ministra da Cultura de vocês, e que o Piercing será ponto turístico tal qual a Torre Eifel(primeiro ponto de minha plataforma sugerida por Klatuu) e que o mundo se vista de preto, pinte os olhos de Kajal e use batom vermelho. E tenho dito! LOLLLLLLL!
Beijos, tia passaruda.

12:44 da manhã  
Blogger andorinha said...

Anabela,

Vou voar...
Obrigada.
Beijinhos

Bia,

Já vi o teu perfil. Tu és doidona mesmo. É tão fixe ser-se doidona:)

Mudaste-te para o Alentejo?
Podias ter-te mudado para o Minho, para aqui pertinho de mim e do mano:)

Ministra da cultura, piercing, kajal, batom....Loooooooooooooool

Beijinhos, mafarrica.

Dolu tu
Dolu tu
Dolu tu
Dolu tu
Dolu tu
Dolu tu
Dolu tu
Dolu tu
Dolu tu

:)))

2:38 da manhã  
Blogger Jo said...

Subscrevo inteiramente, andorinha.

Estamos a preparar uma geração de analfabetos diplomados. E a trabalhar para as estatísticas.

Bolas...

Um beijo*

8:11 da tarde  
Blogger Ana Beatriz Frusca said...

Cuidado com os burros motivados!
Lembras-te?
Nhac, nhac, nhac...quero morder uma passarinha..hoje não é dia de farra.
JAJAJAJAJAJAJAJA!

2:27 da manhã  
Blogger andorinha said...

Mariazinha,

Mais uma pessimista de serviço?:)))))

Beijinho

Bia,
Lembro, sim.
Queres morder o quê?!!!:))))

Beijinhosssss

6:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home