segunda-feira, maio 23

Educação sexual nas escolas

Associações de pais defendem aposta na formação dos professores

"As associações de pais estão a trabalhar propostas sobre a educação sexual nas escolas e deverão propor a integração da matéria noutra disciplina.
A proposta, que deverá ser linha orientadora nacional, no âmbito das Associações de Pais, passa pelo ensino da educação sexual integrado noutra disciplina e não numa disciplina autónoma, afirma Manuel Valente.
O mesmo responsável saliente ainda a importância "de se ministrar conhecimentos e sensibilizar os professores, para que estes possam transmitir da melhor forma as informações aos seus alunos".
"Nem sequer discutimos os manuais, porque queremos ver a educação sexual integrada noutra disciplina, e portanto a matéria estará também nos manuais adoptados nessa disciplina", sublinhou Manuel Valente, acrescentando que " a educação sexual é imprescindível, o mais cedo possível. Não se pode continuar a meter a cabeça na areia. Mas, tem que ser de uma forma esclarecida e adequada à faixa etária".
Artigo publicado no JN de domingo

Considero, como professora, que esta será também a opção ideal e concordo sobretudo que não se pode continuar a meter a cabeça na areia, sob pena dos nossos jovens continuarem à deriva em muitos aspectos.
Será que finalmente se vai conseguir fazer algo neste capítulo?
Às vezes custa-me ser optimista...

3 Comments:

Blogger Mitsou said...

A ver vamos. Iremos? Estou como tu, Amiga. Mas por outro lado, penso que desta se calhar vai. Pelo menos já agitou bastante as águas, não? Beijocas grandes e uma óptima semana.

P.S. As fotos que me enviaste já estão na calha para publicação :)))

9:16 da tarde  
Blogger viktor said...

Boa noite colega,

Penso que a integração no currículo, que descreves, é de facto a mais funcional. Acho que os espaços já existem nas áreas curriculares não disciplinares. A Formação Cívica é sem dúvida um momento semanal onde o DT poderá incluir momentos de debate acerca de sexualidade (há inclusive muitos colegas nossos que o fazem). Também a Área de Projecto poderá abordar esta temática.
Chegamos pois à questão principal: a formação dos docentes nesta área.
Nos momentos de passagem de escalão todos procuram as Acções de Formação mais simples, desde a utilização do Word até à renda de bilros. Talvez a formação contínua em sexualidade fosse uma mais valia.

Quanto aos ficheiros PDF, vou tentar explicar por e-mail como se instala o Acrobat.

10:04 da tarde  
Blogger andorinha said...

Mitsou,
Um beijinho grande para ti também.
Ainda bem que gostaste das fotos.:)

Olá Viktor,
Concordo contigo quando dizes que uma das questões fulcrais é a formação dos docentes nesta área. Sem dúvida a formação contínua em sexualidade seria uma mais-valia.
Fazem-se tantas acções que não têm nenhum interesse...e não se investe no que faz falta!
Desde já agradeço a tua explicação em relação ao Acrobat; espero ser capaz de a pôr em prática.:)
Um abraço

10:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home