quinta-feira, abril 6

As más notícias continuam

15 mil jovens deixam escola todos os anos

"Todos os anos, cerca de quinze mil jovens saem da escola sem o nono ano de escolaridade e vão engrossar o exército de desqualificados do país".
Estes números foram manifestados, com preocupação, em Guimarães, pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.
O governante falava no âmbito da XXV Semana Aberta da Escola Secundária Francisco de Holanda que decorreu a semana passada. Apesar da evolução que se verificou no sector da educação, nos últimos anos, Portugal continua a ter índices muito baixos de formação.
"Somos últimos em todos os índices educativos e temos elevadas taxas de abandono escolar precoce, muito abaixo dos parceiros da União Europeia", afirmou o governante.

E assim vai este país...

7 Comments:

Blogger wind said...

Mas isso deve-se a vários factores. familias desorganizadas, programas extensos, desmotivação dos alunos, n~~ao haver condições para algumas escolas terem cursos profissionais e páro por aqui senão fazia um testamento:) beijos

6:34 da tarde  
Blogger AQUILES said...

Concordo Wind. As culpas disto tem mesmo testamento com grande rol.
Todos em Portugal são culpados. Eu também.
Não mealongo.
Catarina, a questão do valor é em cheio.

9:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola Andorinha
Não podia estar mais de acordo com a Wind, há tantos tantos factores envolvidos!!
A falta de futuro profissional é um dos pontos que gostava de salientar!!
E acima de tudo não podia estar mais de acordo com a Catarina Costa a geração mais jovem de hoje não da valor ao que tem e por isso não luta por nada não se esforça por nada!!
Não é de todo um bom caminho o nosso não !!
Um excelente fim de semana !!!
Abraços e sorrisos
Ana Afonso

12:13 da tarde  
Blogger AQUILES said...

Ana Afonso.
Não é só o futuro profissional.
É sobretudo o futuro do país. A ausência de esperança que os envolve,da familia e dos amigos, está a marcar profundamente uma juventude que cada vez mais tende a alienar-se da realidade que se perspectiva no horizonte.

3:29 da tarde  
Blogger andorinha said...

Wind,
Tens toda a razão, esses são alguns dos factores que contribuem para essa situação.
Beijos.

Catarina,
Bem-vinda!
Focaste um ponto importantíssimo, o do valor que os jovens dão ou não às coisas. Penso que aqui em Portugal há as duas situações: aqueles alunos cujos pais lhes dão tudo e então não precisam de lutar por nada e não têm qualquer motivação para o fazer e os outros, de famílias desestruturadas que não têm qualquer apoio nem incentivo e por isso desistem.
Enquanto não se inverter este estado de coisas, o país caminha para o abismo.

P.S. Estás a estudar na República Checa?

Aquiles,
Mais uma vez de acordo, as causas são múltiplas e todos somos culpados, quanto mais não seja por passividade.

Ana afonso,
tens toda a razão, os jovens de hoje não dão valor ao que têm e não têm objectivos definidos, parece que perderam a capacidade de lutar por aquilo que querem.
Como refere Aquiles é o futuro de todo um país que está em jogo e não se auguram boas perspectivas.
Beijinhos e um óptimo fim-de-semana.:)

5:46 da tarde  
Blogger Anna^ said...

Não é arranjando um culpado q o problema se resolve;a situação é bem mais grave e a solução passaria por em conjunto se encontar a solução...mas como sempre ,este país enterra a cabeça na areia e sempre é preferivel deitar as culpas á chamada "geração rasca" do que pôr o problema na mesa e discuti-lo abertamente.É verdade q muitos dos nossos jovens n dão valor ao q se lhes oferece...mas quem os educou assim?Cruzar os braços é bem mais fácil mas onde está o espirito guerreiro q sempre nos caracterizou durante tantos anos de história??
E andámos sempre á volta da mesma discussão:quem nasceu 1º:o ovo ou a galinha?
Eu continuo a acreditar!!!Pelo futuro dos meus filhotes continuo a achar que vale a pena ir em frente!Acho q é o mínimo q posso fazer por eles:manter o sonho e lutar para q se torne realidade:um País sem vergonha de cá viver!
Desculpa se me alonguei :)

bjokas grandes e um bom fim de semana ":o)

7:50 da tarde  
Blogger andorinha said...

Anna^,
Claro que cruzar os braços não leva a lado nenhum e muito menos devemos atribuir todas as culpas aos jovens. É sempre o perigo das generalizações.
Embora não conheça os teus filhotes, com certeza que se todos fossem como eles, as coisas correriam de outra forma; tem muito a ver com os pais, como dizes.
E podes-te alongar à vontade, há espaço.:)))
Beijinhos e bom fim-de-semana.

9:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home