segunda-feira, junho 13

Protestos contra a poluição automóvel

Fartos de ter passeios ocupados com automóveis e ruas entupidas de trânsito, milhares de ciclistas, em dezenas de cidades do mundo decidiram pôr a nu todos estes problemas. E se bem o pensaram, melhor o fizeram: manifestaram-se nus conduzindo as suas bicicletas ou fazendo-se deslocar em patins e trotinetas. Foi assim, ontem, em Madrid e Londres e em mais de 50 cidades da Europa, América e Oceânia.
O objectivo do movimento é o de chamar a atenção para a poluição ambiental provocada pelo uso do automóvel e exigir mais respeito por quem anda a pé ou de bicicleta.
O movimento tem até uma página na Internet - www.ciclonudista.net -, em que dá conta das suas reivindicações.

Serão necessárias estas manifestações mais "radicais" para que todos tomemos consciência da gravidade dos problemas ambientais? No nosso dia-a-dia quantas vezes temos tendência a esquecê-los?

P.S. Eugénio de Andrade e Álvaro Cunhal - em áreas distintas, dois vultos do Portugal do século XX que hoje nos deixaram. Os grandes vultos são imortais - as palavras do poeta perdurarão para sempre na memória do tempo; o político será respeitado pelo seu exemplo de enorme coerência e luta pelos ideais que sempre defendeu.

8 Comments:

Blogger Pamina said...

Boa tarde,

Não sei até que ponto estas iniciativas conseguem despertar as consciências para os sérios problemas ambientais. Tenho medo que o comum dos cidadãos considere os participantes "um bando de chanfrados", ou coisa pior.
Deixo outro site que também tem informação sobre o assunto:
www.worldnakedbikeride.org

Quanto a Eugénio de Andrade, como dizes, as suas palavras ficarão sempre connosco. Quanto a Álvaro Cunhal, destaco também a sua coragem e coerência e lembro que para além de político foi também escritor e um óptimo artista plástico. Na década de 70, vi uma colecção de desenhos seus que me
impressionaram.

4:13 da tarde  
Blogger Mitsou said...

Concordo com a Pamina. Pode haver muitas manifestações mas, por mais numerosas ou insólitas que sejam, o número de consciências alheadas será sempre maior. E o insólito, a meu ver, está na ignorância que grassa nesta Era da Informação.
E o meu respeito por mais dois Grandes que nos deixaram. E nos deixaram, também, as suas Obras.
Beijinho carinhoso, amiga.

8:57 da tarde  
Blogger Maite said...

Boa noite Andorinha
Enquanto lia o seu texto, dei comigo a pensar que há 3 décadas (+ ou -), a ninguém (ou quase ninguém)passaria pela cabeça que um dia se fizessem manifestações e travassem lutas para a preservação do ambiente. Antigamente lutava-se por altos valores, como a liberdade, a igualdade e talvez a fraternidade (esta última ponho em dúvida), mas nunca para salvar umas árvores, uns animais, uns rios, uns mares...nunca se pôs a hipótese que teriamos, um dia, de lutar pela nossa sobrevivência (do ser humano) e do cantinho onde habitamos. Este cantinho delicioso e que é tão maltratado por todos nós. Sabe? acho que todos os seres humanos que prevaricassem (e somos tantos, infelizmente) deviam ter como castigo ficar um ano em órbita e olhar com uma saudade imensa para aqui (nosso planeta). Não acho que haja forma mais convincente de dizer basta.
Todas as outras já foram imensamente divulgadas e com poucos resultados :(

9:45 da tarde  
Blogger Pedro Estácio said...


Procura a maravilha.

Onde um beijo sabe
a barcos e bruma.

No brilho redondo
e jovem dos joelhos.

Na noite inclinada
de melancolia.

Procura.

Procura a maravilha
Eugénio de Andrade


Do Porto para a Imortalidade

10:53 da tarde  
Blogger andorinha said...

Pamina,
Às vezes são necessárias estas iniciativas um bocado mais espalhafatosas para chamarem a atenção de pessoas mais "distraídas". Pelo menos, talvez lhes despertem curiosidade e tentem indagar do que se trata. Será um primeiro passo...

Quanto a Álvaro Cunhal nunca vi nenhum dos seus desenhos, infelizmente, mas "vi" dois dos seus livros - "Cinco dias, cinco noites" e "Até amanhã,camarada"( e gostei)

Mitsou,
É isso, quando tomaremos nós definitivamente consciência do mal que estamos a fazer ao nosso planeta?
Infelizmente continua a haver muita gente para quem estes assuntos passam completamente ao lado.
Beijinho.

Boa noite, Maite
Há três décadas fazia todo o sentido que se lutasse por esses valores, eram os primordiais na altura. Sem esses conquistados, dificilmente se poderia lutar por outros.
Apesar de tudo, penso que a consciência cívica neste domínio vai aumentando, acho que as novas gerações já estão mais despertas para esta problemática (oiço isso aos meus alunos, já têm consciência de que cabe a todos nós fazermos alguma coisa pela preservação do ambiente).
É necessário continuar a trabalhar neste sentido, não podemos desistir.
A solução que apontas não sei se seria muito eficaz.:)

11:12 da tarde  
Blogger Maite said...

Bom dia Andorinha
Com certeza que sim, que a consciência cívica no meio dos jovens está a aumentar, graças à formação que se lhes dá. Mas há tanto para fazer e é tão urgente!
Claro que a minha solução é eficaz, embora convenhamos que seja inviável :) Nada como distanciar-nos do problema para vermos as reais dimensões dele e dispormo-nos a resolvê-lo.

7:30 da manhã  
Blogger Anna^ said...

Será q estas manifestações de protesto "mexem e remexem" nas consciências politicas ???Têm os nossos politicos a consciência necessária para dar resposta a esta e outras questões tão graves e urgentes?
Gostava de acreditar que sim...mas algo me diz que não!

Um bom dia pra ti :)

bjokas ":o)

8:21 da manhã  
Blogger andorinha said...

Boa tarde, Maite
Se a solução é inviável, já não é eficaz.:)))

Anna^,
Temos que continuar a ter esperança, não é?
bjokas.:)

9:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home