segunda-feira, julho 24

Ignorância

Ainda a tão falada repetição de exames.
O Ministério da Educação permitiu a realização de exames excepcionais em Química e Física do 12º ano, com o argumento de que os resultados nestas disciplinas foram "inesperados", registando-se médias bastante baixas.
Perante isto, o melhor será os alunos serem totalmente ignorantes e assim terão garantida a repetição de provas.
Onde irá tudo isto parar?!
Ainda diz a ministra que está a lutar pela dignificação do ensino...

15 Comments:

Blogger thorazine said...

Quem se lixa é pessoal como eu, que apostou na segunda fase de química. Vou concorrer com quem teve uma segunda oportunidade, coisa que eu não tive! Já dizia o outro: a vida é injusta...e fodida! :((

Beijinhos Senhor Andorinha! ;)

11:28 da tarde  
Blogger AQUILES said...

Maria do Carmo Vieira escreveu um bom artigo, que eu já citei aqui (http://divagan.blogspot.com/2006/05/o-elogio-da-mediocridade.html) Se quiserem eu tenho todo o artigo.
Mas isto tudo resulta do mérito à mediocridade. Isto dá pano para mangas. Nem me alongo. Não quer ser indelicado.

12:02 da manhã  
Blogger Unknown said...

Meritocracia?!... Mediocridade?!...
"O país dos sacanas"???
Comecemos pelo 1º Ciclo... Não sabem ler nem escrever? Não faz mal, muda-se tudo em prol de... esqueci-me!! Em prol de quê???

Um beijo

12:51 da manhã  
Blogger b' said...

e se os tais "resultados inesperados" se mantiverem???

buone vacanze rondine, amica mia!
mille baci!!
@:)

5:34 da manhã  
Blogger Anna^ said...

Para mim isto vai de mal a pior!
Como mãe de quatro estudantes em fases muito diferentes entre eles,e como encarregada de educação pergunto:será que alguém se lembrou de tb perguntar aos meninos q para obter bons resultados ,se tem que estudar???
A educação está a um passo de virar uma palhaçada!E venha mais um ano lectivo!!

beijinhos andorinha ":o)

12:23 da tarde  
Blogger PAH, nã sei! said...

Boas!
Eu, na realidade, estou bastante mais preocupada com o silêncio que paira sobre o exame nacional de Biologia/Geologia (também ele realisado pela 1ª vez) e que irá funcionar, no final do próximo ano lectivo, como específica de acesso.
Não sei se pela "distancia" temporal do facto mas, o que é certo é que não me recordo de ver ninguém (professores e/ou encarr. de educação) preocupados.
É de notar que vários alunos que o realizaram foram comentando: ó stora! acha que o exame tem alguma coisa a ver com o que demos?
Na realidade, existe uma descrepância enorme entre o mesmo e o curriculo da disciplina. Já para não falar do facto de ser exigido ao aluno, num prazo de 90 min., a "invenção" de uma actividade laboratorial aplicativa dos dados fornecidos.
"Então stora? pediam para inventar uma experiência? Quase não tivemos aulas de laboratório!"
(dou-vos toda a razão meus queridos...)
E saudade tenho, dos belos dias das TLB's, à conta das quais os laboratórios escolares foram equipados com novos materiais (exigidos por uns senhores bem falantes, auto-designados inspectores de instalações) e equipamentos.
Para quê?
Para que essas àreas curriculares desaparecessem e, em seu lugar aparecer a disciplina de Biologia/Geologia com conteúdos tão extensos que "mal dá para sentir o cheiro do laboratório"...
Tenho a sensação que este exame será, para o próximo ano, o sucessor de "polémicas químicas"!!! :)

3:34 da tarde  
Blogger PAH, nã sei! said...

ups!
ai stora! fugiu-lhe a mão??
..... "realizado"

3:36 da tarde  
Blogger wind said...

Desculpa, mas este post não comento.
beijos:)

7:57 da tarde  
Blogger Su said...

será que alguém percebeu que para saber há que estudar....e que isso implica trabalho....opsssss
eu nem sei para q se fazem exames..o melhor mesmo era deixarem escrever o que lhe desse na "real gana"... a maioria escreveria o nome:)))))))
jocas maradas

8:24 da tarde  
Blogger andorinha said...

Thorazine,
A vida é injusta, se é...
Se é f.....não sei, não quero palavrões aqui no meu canto, isto é um um ninho decente.:))))

Aquiles,
Eu li o artigo.:)

ammedeiros,
No 1º ciclo e não sabem nada? Eles chegam ao 10º ano sem saberem praticamente nada!!!!!!!!!:(

10:05 da tarde  
Blogger andorinha said...

b',
Boa pergunta. Repetem-se os exames ad eternum:)
buone vacanze, amica
mille baci:)

Anna^,
Fico sempre contente quando apareces por aqui:)
Quanto ao ensino, esperemos que melhores dias venham, embora eu não tenha muita esperança:(
Beijinhos grnades e muitos:)

Alfinetes,
Não sei onde se irá parar se continuarmos a baixar a bitola.
Eu olho para testes que dei há 10 anos e para testes que dou agora ao mesmo ano e "arrepio-me". As diferenças são enormes.
Beijinhos.

pah,
Também não sei:)
Parece que vamos todos a caminhar para um abismo, não sei...
Tenhamos alguma esperança, colega:)

ana afonso,
Tens toda a razão, é este o país que temos:(
Beijinhos.

Wind,
Tudo bem:), comentas só quando quiseres.
Não sou a favor de ditaduras, aqui nada é obrigatório:)))
Beijos

10:19 da tarde  
Blogger andorinha said...

marakoka,
estudar dá muito trabalho....e está muito calor:)))
jocas maradas.

10:20 da tarde  
Blogger thorazine said...

Andorinha,
isso é um os palavrões é um meio de expressão também.Só há a ai uns inquisidores que querem abolir meio de expressão. Já viste o cúmulo de inventarem palavras para depois terem o gosto de as censurar? :)))

O ser humano vai buscar prazer a cada coisa...

Mas pronto. Eu respeito as regras daqui. Em roma sê romano... ;)))

1:30 da manhã  
Blogger a said...

é impressionante a ignorância dos miúdos de hoje em dia. Para mim a história mais surreal dos exames de secundário deste ano, foi um amigo (que é prof de geometria descritiva) que me contou. No exame pediam para desenhar um cubo e davam as coordenadas do quadrado da base. Não é que os miúdos diziam que não conseguiam desenhar porque não era dada a altura do cubo!!??!!

11:16 da tarde  
Blogger andorinha said...

a,

Essa do cubo tá boa!
Não é a minha área mas é de bradar aos céus. Mas não me espanta muito, porque como professora no Secundário deparo-me imensas vezes com situações da mais completa ignorância por parte dos alunos.

11:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home